Desenvolver competências táteis em superfícies bidimensionais

De acordo Meuwes (1999), o uso da imagem táctil em livros adaptados para crianças com cegueira tem uma dupla função: abrir as portas da imaginação e criatividade e preparar ou reforçar a aprendizagem da leitura.

Miller (1985), reconhece que os livros geram motivação, envolvendo as crianças  e ajudando-as a desenvolver a consciência da escrita. Para além disso, o desenvolvimento de competências táteis e motoras é enriquecido pelo uso de livros.

Partiu-se destes pressupostos para desenvolver um conjunto de atividades com base na história “O Nabo Gigante”, de Alexis Tolstoi.

Estas atividades transportam a criança para o contexto narrativo da história, ao mesmo tempo que desenvolvem competências no domínio tátil e manipulativo, em superfícies bidimensionais. Trabalho muito relevante para aquisição de pré-requisitos do braille.

IMG_1567 (1) (2)

Descrição da fotografia: Do lado esquerdo, duas atividades táteis, em folhas A4. Na 1ª atividade são apresentados à criança 3 nabos de diferentes tamanhos; a criança deverá posicioná-los por ordem de tamanho (crescente e decrescente) em tira horizontal de velcro. Na 2ª atividade é apresentada à criança representação da horta dos velhinhos; cenouras táteis estão parcialmente escondidas; a criança deverá proceder à colheita das cenouras, contando-as.

 

c

Descrição da fotografia: Atividade  tátil; na folha pode ler-se: “1 grande vaca castanha” a negro e a braille. A criança tem de associar o número de autocolantes ao número de animais correspondentes.

 

DSC05118

Descrição da fotografia: Atividade tátil de seguimento. Criança deverá percorrer caminho até chegar à casa dos velhinhos. O caminho é feito com “composições” em braille. Casa dos velhinhos permite que a criança abra a porta e as janelas.

 

DSC05113

Descrição da fotografia: Mãos de criança exploram atividade tátil, em  plano bidimensional. Criança percorre um caminho horizontal, até chegar aos feijões.

 

DSC05112

Descrição da fotografia: Plano aproximado de criança a explorar tatilmente feijão.

One thought on “Desenvolver competências táteis em superfícies bidimensionais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s