Uma carta ao Pai Natal

Os crescidos dizem que o Pai Natal não existe, mas as crianças sabem muito bem que ele anda por aí, algures num lugar longínquo e com muito frio…LapôniaPólo Norte, Nuvem do Pai Natal, Terra do Frio ou Caminho das Estrelas…são muitas as moradas com destino à casa desta lendária figura,  que povoa o imaginário das crianças.

005-christmas-illustrations-anne-yvonne-gilbert

Ilustração de Anne Yvonne Gilbert. Descrição da ilustração: Pai Natal sentado a ler. As renas espreitam atrás de si. Ao lado, mesa com cachimbo e chávena com bebida quente.

A carta para o Pai Natal, para além de ser um momento marcante na vida de muitas crianças, constituí uma importante experiência de literacia. Muitas vezes, esta é a primeira oportunidade das crianças escreverem uma carta, um meio tradicional de comunicação que nos dias de hoje já não é muito usual.

À semelhança de muitas crianças de todo o país, a Eva escreveu uma carta ao seu amigo barbudo. E mais uma vez contactou com o braille, reforçando o significado da escrita.

Partilhamos este momento mágico (mas só um bocadinho!)

eva

Descrição da fotografia: Eva sorri a escrever a carta. Como ainda só tem 3 anos precisou de uma ajudinha.

g

Descrição da fotografia: A carta está pronta! A Eva tira a folha da máquina braille.

carta

Descrição da fotografia: Carta da Eva ao Pai Natal (braille e negro). Pode ler-se: “Querido Pai Natal” (restante conteúdo da carta desfocado).

 

Falta muito pouco tempo para o grande dia… Toca a incentivar os mais pequenos a escrever  cartas ou postais e a fazer do natal uma oportunidade para a literacia!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s