O acesso ao impresso – O braille nos contextos naturais

No seu dia-a-dia, as crianças, frequentemente, se deparam com o impresso. Letreiros, livros, revistas, sinais de trânsito, canetas, papel, entre outros, preenchem o universo da escrita das crianças.

O acesso e variedade de material impresso que está à disposição dos  mais pequenos, depende das oportunidades facilitadoras dos seus contextos naturais, de forma a estimular a curiosidade e a vontade das crianças acederem ao mundo da escrita e desenvolverem processos de descoberta do seu funcionamento, ainda que de forma informal.

Em diversos contextos educativos, temos observado a preocupação de tornar o material impresso acessível a crianças com cegueira ou défice visual grave.

Quer em tabelas de presença, como nos diversos espaços da sala, o  braille “convive” harmoniosamente com a escrita a negro, enriquecendo o universo da literacia de todas as crianças da sala.

Alguns dos muitos exemplos observados em contextos educativos:

Tabela de presenças delimitada com fita de relevo e nome da criança em braille. Em: Santa Casa da Misericórdia de Águeda (distrito de Aveiro).

Tabela  das presenças com  escrita a braille e negro e símbolo identificador da criança a 3 dimensões (concha). Em: Jardim-de-infância de Figueiró (distrito de Viseu).

DSC04955

Desenho realizado com texturas sobre fim-de-semana. A folha de desenho tem informação escrita a braille e o espaço para o desenho está delimitado com um quadrado com a célula braille Em: Jardim-de-infância de Figueiró (distrito de Viseu).

DSC04965

Trabalho de expressão plástica onde crianças registam a sua receita de sopa, com base no livro “Sopa de Nada” (OQO editora). Criança faz o seu registo em máquina braille Perkins. Em: Santa Casa da Misericórdia de Águeda (distrito de Aveiro).

DSC05034

DSC05060

O Duarte detecta a sua cadeira na sala com a ajuda de uma etiqueta com o seu nome em braille. Em: Jardim-de-Infância da Redinha (distrito de Leiria).

cadeira

Felicitamos todos os contextos educativos e familiares que levam a leitura “antes da leitura” muito a sério.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s