Participação na Semana da Leitura

No passado dia 20 de Março, a equipa do CAIPDV esteve presente nas comemorações da Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, com o objectivo de sensibilizar as crianças do 1º CEB do Centro Escolar de Miranda do Corvo para a acessibilidade do livro e da leitura para crianças com cegueira.

20180320_095326.jpg

Descrição da fotografia: Equipa do CAIPDV, da esquerda para a direita: Diane Gouveia, Cristina Lopes, Inês Marques, Rita Ângelo, Patrícia Valério.

Como lêem crianças com cegueira? Com que recursos? Há muitos livros acessíveis a estas crianças? Poucos? Como se constroem livros verdadeiramente acessíveis? Estas e outras questões foram debatidas com as crianças presentes.

A componente da ilustração tátil (háptica) foi apresentada como componente essencial ao processo de leitura de crianças em idade pré-escolar… uma idade em que se lêem mais as imagens/ilustrações do que as letras.

Através do processo de mediação de leitura do livro tátil ilustrado “O que vês, o que vejo…”, fomos mais longe, procurando que as crianças desfrutassem, também elas, de um contexto perceptivo diferenciado.

De olhos fechados, ouviram o mar…evocaram memórias, para além das visuais… o cheiro da maresia, a memória da água fria… sentiram o movimento das ondas e o picar das agulhas dos pinheiros.

20180320_102138

Descrição da fotografia: Crianças exploram ilustração tátil representativa do mar (podem sentir o movimento da água, das ondas).

20180320_102213.jpg

Descrição da fotografia: Crianças exploram ilustração tátil dos pinheiros (podem sentir o picar das agulhas).

Ouviram o som do coração e accionaram-no no livro…

20180320_101332_Burst01.jpg

Descrição da fotografia: Crianças exploram ilustração tátil do coração (podem accionar mecanismo representativo do bater do coração).

Por fim, apresentámos os “6 pontos a dançar”, que deixam sempre “um rasto de contos elevados, para dedos afinados poderem sonhar”… O braille fez a delícia de pequenos e graúdos: explicámos o seu funcionamento e a escrita na  máquina de  braille; reflectindo sobre o papel essencial que este código de escrita tem na educação de crianças com cegueira.

20180320_102849

Descrição da fotografia: Equipa apresenta o código braille.

Foi com alegria que percebemos a curiosidade das crianças e receptividade de professores.

Agradecemos o convite e desafio que nos foi lançado e o precioso acolhimento que tivemos nesta escola.

Muito gratas! Um abraço da equipa!

Ler artigo do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo ““O QUE VÊS, O QUE VEJO…”, UMA NARRATIVA ILUSTRADA PARA CRIANÇAS QUE NÃO VEEM E NÃO SÓ! 

2 thoughts on “Participação na Semana da Leitura

  1. Helena Mamede diz:

    Um livro muito, muito especial! Parabéns CAIPDV pela vossa dedicação e profissionalismo. Envolvem todos os que convosco se cruzam e acrescentam MUITO!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s