Obrigada!

Enquanto elementos do projeto OLEC temos também como missão divulgar informação útil, que coloque vários públicos em reflexão sobre a importância da acessibilidade de livros e outros materiais gráficos a crianças com cegueira.

Consideramos de todo relevante que livreiros, escritores, ilustradores, designers e outros artistas tenham acesso a informação pertinente para a compreensão do contexto perceptivo na cegueira e a implicação que esta diferente leitura do mundo tem na leitura tátil.

Desafiadas pela Professora Fernanda Antunes, que ministra a disciplina de Ilustração no  Curso de Design da ESEC (Escola Superior de Educação de Coimbra), no passado Dezembro de 2016, realizámos uma apresentação sobre a acessibilidade do álbum tátil ilustrado, motivando futuros designers a pensarem em soluções que incluíssem plenamente crianças com cegueira.

Recentemente, tivemos uma agradável surpresa… Álbuns táteis ilustrados concebidos e construídos por estes alunos e, gentilmente, cedidos à OLEC. MUITO OBRIGADA!

Expressamos a nossa alegria por constatarmos que a articulação entre domínios tão diferenciados – a especificidade da cegueira e a especificidade de conteúdos gráficos/artísticos – podem acrescentar valor à inclusão e direito à plena educação  de crianças com cegueira.

Continuamos a caminhar em direcção à ilustração tátil baseada no modelo háptico. Obrigada pelo vosso contributo!

IMG_0359

 

Anúncios

4 thoughts on “Obrigada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s