Atividades de Apoio à Literacia Emergente: Outono (Parte 1)

Hoje partilhamos a primeira parte de um artigo que abordará algumas atividades realizadas em contexto de jardim-de-infância sobre a temática do outono. A primeira parte deste artigo relata uma experiência desenvolvida num jardim-de-infância do distrito de Viseu. A atividade foi concebida com o objetivo de promover questões inerentes à literacia emergente, colocando-se enfoque no desenvolvimento do conceito “outono”: Como desenvolver o conceito “outono”? Que dimensões são características desta estação do ano?

Reforça-se a importância do desenvolvimento de conceitos para crianças com cegueira:

Para atribuir significado às palavras, as crianças com deficiência visual devem ter experiências extensas e repetidas com objetos reais e com o seu uso. Os adultos que ensinam ou interagem com crianças pequenas com cegueira devem facilitar experiências concretas com objetos nos seus contextos naturais. 

Os adultos não devem apenas ensinar às crianças os nomes dos objetos, mas permitir que a criança perceba como eles se relacionam com atividades e pessoas. Deverão facilitar ainda a experiência com os objetos e as ações, trazendo os objetos para a criança ou trazendo a criança para a ação ou evento

Fonte: Holly Cooper, em https://www.tsbvi.edu/preschool/1117-early-concept-development

No jardim-de-infância…Experienciar o outono através de uma feira de produtos da época

Inicialmente foi realizada a leitura em voz alta do poema “O outono entra sempre pela janela”, do livro “As quatro estações” (Manuela Leitão e Catarina Correia Marques). O texto foi apresentado em braille para que a criança com cegueira aceda a modelos de escrita em braille. O poema serviu, ainda, de base para refletir sobre a “melodia da poesia”, imitar gestos e sons que a mesma sugere (som do vento, o movimento das folhas a cair, o gesto de de abrir a janela, etc.), bem como compreender o conteúdo narrado (elementos do outono: o tempo característico da estação; a mudança na natureza – cair das folhas das árvores; alguns dos produtos da época).

Posteriormente, em  conversa com as crianças, foram descritas as  características de diversos produtos da época (cogumelos, castanhas, medronhos, bolotas, figos), produtos estes que estiveram presentes na simulação de uma feira de Outono.

1

As crianças foram convidadas a explorar os produtos através dos vários sentidos.

5.jpg

Após esta apropriação inicial de determinadas informações sobre os produtos, as crianças foram divididas em dois grupos, o grupo dos vendedores e o dos fregueses. Os vendedores tiveram que inventar um pregão e definir o preço dos seus produtos, enquanto que aos fregueses foram distribuídas “moedas” para que pudessem fazer as suas compras.

6.jpg

7.jpg

9.jpg

8.jpg

No fim, as crianças contaram o dinheiro amealhado e a educadora titular registou os resultados obtidos. Foi um momento vivido com grande entusiasmo por miúdos e graúdos, que permitiu realizar algumas aprendizagens de uma forma descontraída e bastante divertida, nomeadamente:

  • realizar reconhecimento tátil de alguns produtos da época;
  • ter contacto com a palavra escrita (a negro e a braille);
  • adquirir conhecimentos matemáticos (contagens);
  • desenvolver competências linguísticas (vocabulário; expressão; consciência fonológica).

A atividade permitiu ainda que as crianças estabelecessem ligação entre as suas experiências reais e o “faz de conta”, uma vez que anteriormente as crianças haviam realizado na sua escola uma Feira de Outono com produtos que trouxeram das suas casas.

O período da tarde foi dedicada ao registo da atividade da manhã!

10.jpg

77.jpg

A brincar, a brincar experimentámos um verdadeiro dia de Outono!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s