ACTIVIDADES DE APOIO À LITERACIA EMERGENTE: OUTONO (PARTE 2)

Partindo da actividade descrita no anterior artigo, ver link aqui foram construídos três materiais de pré-braille.

  • Banca de bolotas e folhas

Nesta actividade, a criança era convidada a associar simbolicamente diferentes composições braille a elementos reais que a criança já havia explorado na Feira de Outono. Assim uma “folha” foi representada pelos pontos (2,4,5,6)  e uma “bolota” pelos pontos (1,2,4,5).  Feita esta associação, a criança era convidada a discriminar os símbolos e a evocar a palavra correspondente sempre que estava perante uma “bolota” ou uma “folha”. Os símbolos foram apresentados num espaço restrito (rectângulo demarcado com fio de lã).

01

  • Árvore com bolotas

Nesta actividade era apresentada uma árvore feita tatilmente (tronco com cortiça, copa redonda rodeada com lã) e no interior a composição referente à bolota (pontos braille 1,2,4,5). A criança era convidada a explorar tatilmente esse espaço, à medida que encontrava o símbolo tátil teria de colar uma bola de plasticina e fazer a contagem das bolotas.

23

  • Árvore com bolotas e folhas

Na terceira e última actividade, era apresentada à criança uma árvore com o mesmo formato da anterior. No interior da copa estavam presentes velcros. No campo superior esquerdo da folha é apresentado à criança um referencial (composição braille da bolota ou da folha). A criança teria de colar nos velcros da copa o mesmo símbolo em braille do indicado no referencial colado no canto superior esquerdo da folha. Era ainda dado à criança um saco com atilhos onde se pode brincar com contagens: “Coloca no saco 5 bolotas”.

6

45

As actividades dado o enquadramento anterior da Feira de Outono, foram significativas e prazerosas para a criança. Mais uma vez concluímos que é possível desenvolver competências no domínio do pré-braille de forma motivadora e envolvente para a criança.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s