Atividades de Apoio à Literacia Emergente: Outono (Parte 3)

Esta é a terceira e última parte  de um artigo onde partilhámos com os nossos leitores estratégias para promoção de competência de literacia emergente  no âmbito da temática “outono”.

Veja partes anteriores: parte 1, parte 2.

A atividade que vamos descrever aconteceu num jardim-de-infância do distrito de Aveiro. Com a mesma pretendia-se desenvolver o conceito de outono e vocabulário relacionado com esta estação do ano. Pretendia-se, ainda, que as crianças tivessem oportunidades de experimentação ativa (hands on) com itens relacionados com o outono.

IMG_2843IMG_2841IMG_2840

Providenciou-se, desta forma, um “Baú do Outono”.

  • A própria criança com deficiência visual trouxe de sua casa alguns dos elementos desse baú, tendo desta forma oportunidade de contactar com itens desde a sua proveniência.
  • O baú estava identificado com uma etiqueta com a denominação “Báu do Outono” (a negro e a braille) para que as crianças contactassem com os dois códigos de escrita.
  • Cada criança teve oportunidade de se dirigir ao baú e tirar um elemento à escolha.  À medida que cada item ia sendo tirado e explorado pelas crianças, os adultos mediadores iam conversando com as crianças sobre as características desses elementos (função, contexto, características sensoriais).

IMG_2833

IMG_2829.JPG

Teia de Conceitos/Rede Semântica

Depois desta atividade de experimentação ativa, partiu-se para o registo das novas palavras aprendidas e sugeridas pelo conceito “Outono”. O registo foi feito através do instrumento “teia de conceitos” ou “rede semântica”. As crianças completaram, assim, um esquema onde no centro se colocou a palavra “Outono” e daí derivavam outras que com o conceito estivessem relacionadas. As palavras foram apresentadas a negro e a braille, com a respectiva ilustração com fotografia (cores e apenas contorno, para correspondência) /elemento real anteriormente explorado.

IMG_2847.JPG

IMG_2854.JPG

Através de redes semânticas, o significado das palavras é mais facilmente apreendido (Cunningham & Zibulsky, 2014).

Uma rede ou teia semântica pode, também, ser a estratégia a utilizar para expandir o vocabulário da criança, assim como para a ajudar a estabelecer relações de categorização entre diferentes conceitos e respectivos “rótulos”, neste caso “Outono”.

A promoção da aprendizagem de  vocabulário não envolve apenas o ensino de palavras isoladas, mas também o ensino de palavras em grupos conceptualmente vinculados, com benefícios específicos  evidenciados no ensino de taxonomias. Além disso, o conhecimento de taxonomias das crianças pré-escolares pode ser apoiado pela partilha de informações sobre a função de um objecto, características perceptivas e categorias da palavra (Hadley, Dickinson, Hirsh‐Pasek & Golinkoff, 2018). 

 

Caixa Sensorial de Outono 

Foi, ainda, construída uma caixa sensorial de Outono. A mesma continha folhas de diferentes cores, texturas (mais secas ou mais verdes) e formas. A criança pode explorar todas estas características  e, posteriormente, encontrar pequenos clips, colocando-os na tampa da caixa, promovendo-se assim a acuidade tátil e a motricidade fina.

Esta atividade poderá ser replicada com outros elementos de Outono: bolotas, castanhas, nozes!

Bom trabalho!

IMG_2856IMG_2859IMG_2860

Bibliografia:

Cunningham, A. & Zibulsky, J. (2014). Book smart. How to develop and support successful, motivated readers. Nova Iorque, NY: Oxford University Press.

Hadley, E.B.Dickinson, D.K.Hirsh‐Pasek, K., & Golinkoff, R.M. ( 2019). Building Semantic Networks: The Impact of a Vocabulary Intervention on Preschoolers’ Depth of Word KnowledgeReading Research Quarterly541), 41– 61. doi:10.1002/rrq.225

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s