Natal: Literacia Emergente em Família

Hoje partilhamos a primeira sugestão de actividade em família, a realizar nesta época natalícia. Com este artigo pretende-se sugerir o envolvimento de crianças com cegueira em actividades que fazemos na época do natal, promovendo assim competências no domínio da literacia emergente, de forma descontraída.

  • Árvore de natal


Por norma, as crianças aguardam com expectativa o dia em que podem montar a árvore de natal… Já pensou que esta pode ser uma actividade promotora da literacia emergente de crianças com cegueira? Como?

– Ao montar a árvore com a criança, aproveite para conversar sobre os elementos da árvore (textura, peso, tamanho, cor). A criança aumentará vocabulário e estará a desenvolver competências aprimoradas de análise das propriedades/ características de um objecto.

Alguns exemplos:

4

Floco de neve com movimento, suspenso na mão;

5

Floco de neve sem movimento, apertado entre os dedos;

6

Bola macia e bola rugosa;

7

Bola grande e bola pequena; 

7b

Pinheirinhos iguais.

– Convide a criança a fazer seriação de pequenos enfeites. Estará desta forma a aprimorar as competências de acuidade táctil, fundamentais para a leitura braille. Utilize caixas com separadores e peça ao seu filho/a para organizar na caixa um conjunto de enfeites por si seleccionados. Chame-lhe a atenção para os detalhes e características detectadas na exploração tátil e incentive a criança a ser ativa nessa exploração (toque háptico).

23

O desenvolvimento tátil envolve a aquisição de informações sobre as qualidades táteis e composição dos objetos (textura, peso, temperatura, forma, materiais dos quais são feitos etc.). Isso requer proximidade imediata com o objeto.  Informações táteis não podem ser recolhidas à distância – se uma criança não puder tocar no objeto, as suas percepções sobre o mesmo podem ser erradas, incompletas ou dependentes de informações de outra pessoa.

O desenvolvimento tátil  exige que as informações sejam recolhidas ao longo do tempo, explorando-se sistematicamente um objeto, faseadamente. A impossibilidade de perceber simultaneamente todas as partes de um objeto, significa que a imagem global do objeto deve ser construída a partir da compreensão de cada um de seus componentes.

Fonte: https://www.tsbvi.edu/fall-2016-issue/5263-the-development-of-tactile-skills

Não se esqueça que a exploração tátil demora mais tempo. Deixe a criança explorar e manipular ao seu ritmo!

Divirtam-se!

Se fez esta actividade, partilhe connosco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s