“Queres brincar comigo?”: mediação de leitura e atividades de pré-braille

Hoje apresentamos a forma como dinamizámos a leitura da história “Queres brincar comigo?”, do autor Eric Carle e edição da Kalandraka. A história faz as delícias de pequenos e graúdos e é especialmente envolvente para crianças que gostam da temática dos animais!

 

unnamed

Capa do livro: elefante é apresentado na dimensão quase total da página, no canto inferior direito aparece um pequeno ratinho a olhar para o elefante. Pode ler-se o título: “Queres brincar comigo” e a editora “Kalandraka”.

Com uma estrutura simples, esta história permite uma leitura ritmada, sendo este um factor que facilita o envolvimento de todas as crianças na leitura partilhada. 

 Ao longo da história repete-se o esquema narrativo, através da mesma pergunta que o protagonista faz aos animais que encontra, mas que resulta em diferentes respostas, proporcionando assim a aquisição de novos vocábulos.

Kalandraka

– Olá amigo, queres brincar comigo?

– Agora não posso, que estou a pastar a erva do prado – relinchou o cavalo. 

E o ratinho seguiu o seu caminho. 

246476_329754403769362_1919959041_n

314197_329754200436049_1012332895_n

Contada em voz alta com recurso a alguns elementos representativos das personagens (animais em miniatura), a criança com deficiência visual grave pôde complementar as informações transmitidas pela narrativa com alguns elementos táteis representativos.

IMG_1975

O enredo da história foi, ainda, mote para estimular competências ao nível do pré-braille (seguimento de caminhos; representação icónica com caracteres braille).

Alguns dos exercícios realizados:

  • Criança terá de identificar prado, representado por rectângulo contornado com lã. Identifica células braille dispostas aleatoriamente dentro do espaço delimitado. Assim que encontra uma célula braille, coloca um pedaço de plasticina por cima da mesma e insere um clip (simboliza erva para o cavalo comer);

IMG_2775

  • Criança terá de descobrir ao longo dos caminhos dois dos personagens da história: o pequeno ratinho (representado por pontos 1,2,4,5) e o crocodilo (representado 8 células braille).

IMG_2773IMG_2772

  • Criança terá de contar quantos ratinhos estão dentro da cerca;

IMG_2778

Esta foi uma história que possibilitou inúmeras brincadeiras… não deixem de a ler e brincar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s