Livro para as primeiras idades: “Com as mãos, eu toco”

Este é um livro construído artesanalmente que concebemos para as primeiras idades da criança com cegueira ou défice visual grave. Pretende ser um estímulo a que a criança toque e explore superfícies com texturas diferenciadas.

Entre o ano e os dois anos, a criança começa a reconhecer as partes do corpo, e este livro alerta a criança para as mãos! Com as suas mãos, a criança poderá tocar e experienciar a riqueza sensorial de texturas representativas e do mundo. O livro abre, ainda, portas para a adjectivação e as sensações decorrentes do toque. O que me desperta o toque nesta textura?

Um livro para ler ao colo da família, aconchegado na cama ou até em roda no parque! Mas um livro que podemos transportar para o mundo, conhecendo com as mãos o que nos rodeia. Queremos muito estimular mãos curiosas! Com as mãos, eu toco! E tu? Vem conhecer e tocar também!

Capa: Mãos em feltro, título a negro e a braille “Com as mãos, eu toco”.
Mãos em feltro, a negro e a braille lê-se:”Com as mãos, eu toco” (página esquerda); textura relva artificial, a negro e a braille lê-se:”Na relva…Faz cócegas!”
Mãos em feltro, a negro e a braille lê-se:”Com as mãos, eu toco” (página esquerda); textura goma eva rugosa amarela com brilhantes, a negro e a braille lê-se:”Na areia…Faz arranha!”
Mãos em feltro, a negro e a braille lê-se:”Com as mãos, eu toco” (página esquerda); textura papel celofane azul, a negro e a braille lê-se:”Na água…Shap, shap!”
Mãos em feltro, a negro e a braille lê-se:”Com as mãos, eu toco” (página esquerda); espelho, a negro e a braille lê-se:”No espelho… Cucu, sou eu!”
Mãos em feltro, a negro e a braille lê-se:”Com as mãos, eu toco” (página esquerda); cobertor que a criança pode manipular e almofada, a negro e a braille lê-se:”No cobertor da minha caminha… Oh tão bom! Na minha caminha, vou descansar quentinha”

Na exploração do livro, incentive a criança a levantar as mãos no ar e a girá-las cada vez que lê: “Com as mãos”; quando lê “eu toco” poderá incentivar a criança a colocar as mãos no seu peito (ajuda a criança a perceber pronome pessoal “eu”), seguindo-se o toque na textura apresentada no livro. Leia com melodia e diferentes entoações… Deixe a criança participar. A leitura deve ser um momento de partilha e de alegria.

Poderá ser interessante explorar cada cenário apresentado no livro no contexto natural da sua criança. Explorem cada um dos cenários, usando o mesmo vocabulário e ampliando-o com palavras novas decorrentes da exploração.

Criança explora folhas de uma hera.
Criança explora água de um riacho.
Criança explora cobertor da sua caminha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s