Literacia na Época Natalícia

No ano transato dedicámos um artigo a atividades que podiam ser realizadas no Natal, com vista a potenciar competências de literacia emergente. Veja no link abaixo:

https://caipdvolec.wordpress.com/2019/12/06/natal-literacia-emergente-em-familia/

Este ano a equipa também descreverá uma ideia bem natalícia e promotora da literacia de crianças com cegueira de idades precoces: fazer postais de Natal, para enviar aos elementos da família.

Descrição da fotografia: Por baixo de uma árvore de Natal, máquina braille e adereços que podem ser usados em postais – (figuras de massa de moldar – pinheirinho e estrela); (figuras de feltro: bota e pai natal); (figuras feitas com pequenas pinhas).

Esta é uma ideia simples, que para muitos está a cair em desuso, dadas as tecnologias mais rápidas e instantâneas, mas estamos certas que esta ideia poderá contribuir para que a criança construa, desde cedo, o seu projeto leitor!

Para que serve a leitura? Para que servem as palavras? O que pretendo dizer e que para mim é significativo pode chegar aos outros através do código da escrita e isso é fantástico. E mais incrível é, quando a criança percebe a função da leitura-escrita e a integra em projetos significativos.

Considere que:

“(…) a percepção e apropriação das várias funções da linguagem escrita se desenvolvem proporcionalmente às experiências funcionais em que as crianças se vão envolvendo no seu dia-a-dia, mais do que em função da sua idade ou desenvolvimento geral.

As crianças que desde cedo estão envolvidas na utilização da linguagem escrita, e que vêem outros a ler e a escrever, vão desenvolvendo a sua perspectiva sobre o que é a leitura e a escrita e simultaneamente vão desenvolvendo capacidades e vontade para participarem em acontecimentos de leitura e escrita. Consequentemente, o seu conhecimento sobre as funções da leitura e escrita vai-se estruturando e tornando se cada vez mais complexo e multifacetado, descobrindo quando, como e com que objetivos a linguagem escrita é utilizada.

(Lourdes Mata, 2008)

  • Incentive a sua criança/aluno a escrever postais e a ilustrar para posterior envio para elementos da família;
  • Conversem sobre o conteúdo do postal, sobre aquilo que a criança pretende transmitir;
  • Planeiem a ilustração: tintas em relevo, figuras em feltro, formas feitas de massas de modelar, elementos da natureza (pinhas, bolotas, folhagens, azevinho), ilustrações feitas com pontos braille… tudo vale, principalmente se partir do envolvimento e participação da criança.
  • Mãos à obra!!
  • No fim, é também interessante que seja a criança com a família a ir aos ctt fazer a expedição do seu postal (não esquecer que o envio é gratuito sobre a medida “cecograma” nos CTT Portugal).
Descrição da fotografia: Máquina braille e adereços que podem ser usados em postais – (figuras de massa de moldar – pinheirinho e estrela); (figuras de feltro: bota e Pai Natal); (figuras feitas com pequenas pinhas).
Descrição da fotografia: Postal impresso em termorelevo. Fonte da imagem: http://www.braillebookstore.com/Greeting-Cards
Descrição da fotografia: Postal de Natal “Rodolfo e o seu nariz”, por FeelMyDots.
Fonte: https://www.pinterest.pt/pin/194077065178869788/

Motivados(as)? Enviem-nos as vossos cartões!

Outros Artigos:

https://www.pathstoliteracy.org/strategies/teaching-many-skills-through-christmas-cards

https://www.pathstoliteracy.org/strategies/christmas-designs-emboss

Bibliografia:

Mata, L. (2008). A descoberta da escrita. Textos de apoio para educadoras de infância.
Lisboa: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s