Atelier de pais

No passado dia 10 de abril decorreu mais um atelier de pais de crianças com défice visual grave/cegueira. Após um longo interregno nestes momentos de partilha e ainda em formato digital, foi possível reunir as famílias para discutir um tema que preocupa todos as famílias em geral – a transição de contextos (creche para jardim-de-infância e/ou jardim-de-infância para 1º ciclo).

A transição pressupõe sempre a separação de algo que era conhecido e, simultaneamente, a integração num contexto novo e desconhecido. A integração neste novo contexto implica o abandono de rotinas estabelecidas anteriormente e, consequentemente, a aprendizagem de comportamentos e atitudes adequados ao novo ambiente (Tomásio, 2019).

Foi possível contar com a participação de algumas famílias que já passaram por todos estes processos e que partilharam os desafios que estas fases apresentam.

Foi uma manhã de muita partilha e saudade mas com a esperança de que o próximo encontro seja num formato muito mais próximo e igualmente caloroso!

Ilustração de Serge Bloch , em”La grande histoire d’un petit trait”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s