Rotular funcionalmente os objetos do ambiente familiar é uma importante experiência pré-braille. Já pensou na quantidade de informação escrita a que a criança normovisual tem acesso, desde bebé? Rapidamente, a criança começa a associar determinado símbolo ou imagem a um objeto, local, pessoa. É através desta exposição que a criança vai ganhando a consciência da escrita. Com pouco mais de um ano, alguns bebés já conseguem associar a imagem dos seus snacks ou iogurtes favoritos…Pois bem, para a criança com cegueira esse contacto é tão ou mais importante. Rotular a sua casa com braille é importante por vários motivos:
- Demonstrar que o braille tem significado (consciência da escrita);
- Valorizar o braille e a sua funcionalidade;
- Incluir a criança (tornando a casa acessível) e facilitando a autonomia da criança;
- Tornar o braille algo familiar para a criança;
- Desenvolver mecanismos de pré-leitura (toque);
“A alfabetização começa a desenvolver-se desde nascimento, não se espera até que a criança leia sua primeira palavra ou mesmo até que ela abra seu primeiro livro. A alfabetização é um processo básico, iniciado muito antes da leitura e da escrita propriamente ditas, e envolve todo o desenvolvimento da criança.” (Stratton e Wright,1991)
Para introduzir o braille em casa, comece por rotular objetos que a criança usa mais, como brinquedos e objetos de uso pessoal ou outros equipamentos que a criança use e tenha acesso. Para a questão da autonomia, e uma vez que a criança ainda não sabe ler, pode ser interessante associar à palavra em braille uma miniatura. Por exemplo, na caixa dos legos, colocar a etiqueta em braille e uma peça; na caixa dos carrinhos, colocar a etiqueta em braille e colocar a miniatura de um carro. Assim, a criança poderá escolher de forma livre, sem ter de abrir todas as caixas. Mais para a frente, começará a associar aquela palavra ao seu conteúdo.
Ideias de coisas para rotular:
- Interruptores de luz: ligado, desligado;
- Cabides;
- Armários da roupa ou sapatos, se estão ao alcance da criança;
- Comando da TV;
- Microondas/frigorifico;
- Brinquedos;
- Objetos pessoais da criança.
- (…)
Armário dos Brinquedos

Caixa dos legos

Caixa dos animais miniatura

Boneca “Teresa”

Objetos de higiene pessoal (perfume, escova do cabelo, escova dos dentes) (identificadas com o nome da criança “Ana”)

Objetos para a alimentação (copo, caneca e prato com tabuleiro)

Mala da criança

Objetos miniatura da casinha de brincar

E não se esqueça, o mais cedo possível, mas nunca é tarde! Bom trabalho!
Ler mais sobre o tema em: