Quem Somos

Somos um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) designado por Centro de Apoio à Intervenção Precoce na Deficiência Visual (CAIPDV), uma das estruturas da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP). O principal objetivo do CAIPDV é promover e qualificar a Intervenção Precoce na deficiência visual (DV).
O CAIPDV é um serviço de retaguarda que trabalha em estreita colaboração com as famílias e profissionais que acompanham cada criança (SNIPI, Educação e Saúde). A equipa desloca-se aos contextos naturais (domicílio, ama, creche, jardim de infância) com o objetivo de realizar a avaliação funcional da visão e desenvolvimento da criança com DV, capacitando famílias e profissionais do contexto com estratégias específicas de promoção da visão e do desenvolvimento.

Como surgiu

Partindo de uma necessidade dos pais de um bebé com DV, o CAIPDV foi criado em 2001 no âmbito do Programa Ser Criança. Mantém-se até aos dias de hoje como um serviço único em Portugal.

A quem se destina

Crianças com DV, associada ou não a outras deficiências, em idades precoces (0 aos 6 anos).

Área de atuação

Região Centro: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
Acompanha pontualmente crianças em outras zonas do país.

logos anip-caipdv

2 thoughts on “Quem Somos

  1. Anabela Rodrigues diz:

    Boa tarde!Parabéns pela iniciativa.Tenho uma criança cega e ainda hoje tenho dificuldades em adquirir livros para ela..estes livros sao ate que idade?A minha filha tem 16 anos e tenho a certeza que se ela tivesse lido mais quando era pequena tudo seria mais fácil.Obrigado. Felicidades para o futuro.Anabela Rodrigues

    Liked by 1 person

    • caipdv diz:

      Boa tarde Anabela! Antes de mais agradecer a sua participação neste espaço. De facto, a experiência que relata é uma dificuldade comum a muitos pais e crianças/jovens com cegueira. Ainda só comercializámos o livro “O que vês, o que vejo…” e já se encontra esgotado… Estamos a tentar novo financiamento para, eventualmente, o reeditar. O livro pode ser usado a partir dos 3 anos mas é recomendado para crianças/jovens de maior idade, até porque o texto é metafórico e todos os sentidos são mais facilmente entendidos por leitores de maior idade. Não deixem de escutar a versão audio, disponível no blog. Felicidades também para a sua família. Cumprimentos da equipa

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s